domingo, 20 de setembro de 2009

Relatório de uma aula sobre a água na 5ªsérie


Iniciamos a IIIª unidade com um assunto importantíssimo para a humanidade:a água.Para iniciarmos nossas discussões acerca do tema levei para os alunos uma propaganda da Petrobrás que vi na Revista Carta Capital de Nº489 de 2 de abril de 2008.A propaganda tomava o espaço de duas folhas e consistia no desenho do mapa mundi em forma de gotículas de água.Nossa!Nem imaginava que aquela revista era o suporte de um gênero textual tão rico!Algumas perguntas de intervenção foram preparadas antecipadamente,tais como:O que vocês estão vendo?Por que os continentes foram representados por água?Qual a empresa que fez esta propaganda?Qual a relação do petróleo com a água?E assim novos questionamentos surgiam a partir de respostas dadas pelos alunos(como se fosse uma aula de PEI,Programa de Enriquecimento Instrumental).Na aula seguinte,apresentei-lhes duas composições musicais:A clássica música de Guilherme Arantes"Planeta Àgua"e a múscia "Planeta Azul "de Chitãozinho e Xororó.A priori solicitei que os alunos fizessem um levantamento das palavras desconhecidas e em seguida debatemos as composições.A TV Pen Drive foi uma enorme aliada em nossas aulas,pois a partir deste recurso os alunos também puderam assistir os clips musicais,inclusive todos os vídeos que trabalhamos na sala já foram postados aqui.

7 comentários:

  1. Parabéns turma pelo belo trabalho!! É isso ai!!! Educação de Qualidade vcs estão fazendo no Felicidade!! Um grande abraço,

    Pró Graciete

    ResponderExcluir
  2. É curioso saber que no mundo os países que mais produzem petróleo (países do Oriente Médio)são os países que mais sofrem ou sefrerão com a falta do líquido precioso!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o trabalho dos alunos, trazer para o contexto do blog mais um momento de aprendizagem é maravilhoso,com certeza esse processo só esta começando e vai render bons frutos.
    Fiquei surpresa em saber que você é Profª de Biologia,novidade...rsrs
    Está de parabéns!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo maravilhoso trabalho da pró Nadiolan e dos meninos da 5°série mostrando a humanidade um novo caminho a ser seguido....
    SUCESSOS.......

    ResponderExcluir
  5. Amei esta atividade...importantíssimo para a aprendizagem dos estudantes.
    Beijos...sucessos.
    Pró Leticia Simões Sento Sé

    ResponderExcluir
  6. Esse texto foi bastante informativo,pois falou sobre o petróleo que é uma riqueza rará.
    Auriene 5ª A.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nadiolan e alunos da 5ª série.
    É muito bom perceber o empenho de vocês em juntos produzirem conhecimento e,o que é mais importante, compartilhá-lo. Com as novas mídias podemos ultrapassar os muros da escola e alçar grandes vôos.
    Temos aqui um exemplo de que nossos alunos lêem e escrevem; eles só precisam de direcionamento e propostas significativas.
    Parabéns Naide, pela iniciativa.
    Parabéns Colégio Felicidade, pelo apoio às atividades de seus professores e alunos.

    Abraços!!!!!!!!
    Andréa Rosa

    ResponderExcluir